terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fatia do meu cardápio musical: Bangalore Choir





Bangalore Choir. Tá aí uma mais uma daquelas bandas que lançam um álbum com ótima qualidade de gravação, músicas excelentes (os refrões pegajosos), visual Rock n' Roll de primeiríssima e potencial para muitos outros trabalhos relevantes... Só que... Somem do mapa!

Início da década de 1990. Muitas bandas do gênero Hard Rock "farofa", como se costuma dizer por aqui, apesar da indiscutível qualidade, foram fadadas ao anonimato. Dá pra dizer que foram grupos certos em épocas erradas.

A indústria fonográfica buscara outro direcionamento. O panorama musical muda drasticamente quando a sonoridade grunge toma espaço. Bandas icônicas como Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam e Alice in Chains por exemplo, com seu som sujo, direto e despretensioso, caem no agrado do grande público. O que provocou logicamente uma guinada na prioridade mercadológica musical mundial. Foi um efeito dominó. Na contramão dos anos 80 o Hard Rock já não era o foco. Sinteticamente foi o que ocorreu.

Depois desse preâmbulo voltemos ao Bangalore Choir: Liderada pelo vocalista David Reece (ex-Accept), "On Target" é seu grande álbum. Lançado em 1992. Com canções co-escritas por John Bon Jovi, sai do forno este trabalho fora de série. Apesar de todo o mérito merecido a banda não tem a repercussão esperada. O que é lamentável ao ouvi-lo. Destaque para "Angel in Black": Uma farofa digna de amor à primeira audição (foi o que ocorreu comigo e com outros, tenho certeza). Seu refrão se repete incansavelmente por dias à fio na mente dos mais Rockers apreciadores do estilo.







Faixa 1 - All or Nothing:
http://www.youtube.com/watch?v=NEf0-Mmne6g









Zappeando pela internet tive a feliz notícia de que a banda retomou suas atividades: Em 2010 eis que surge o álbum "Cadence", uma mostra de que o Bangalore Choir tem ainda muita lenha pra queimar. Foi uma ótima surpresa ouvir todas as faixas e - óbvio - fazer o download. Prova de que os caras têm potencial e a força das circunstâncias sufocou um ressurgimento menos tardio.

"Cadence" tem a mesma cara do seu antecessor: Musicalidade apurada, bom gosto na escolha do set list, solos marcantes, David Reece com sua voz rouca ao estilo David Coverdale, refrões grudentos e riffs idem. Uma mescla hard/heavy impecável.  "Power Trippin", "Sweet Temptation" e "Martyr" são de arrepiar a peruca!






Faixa 3 - Martyr:
http://www.youtube.com/watch?v=0tbpXVLfQqU







Não satisfeitos (oba!) em 2012 é lançado o sensacional  "Metaphor", um álbum hard com mega pegada roqueira, daqueles lançamentos que - raras exceções à parte - não acontecem há muito tempo. Calcado na mesma qualidade dos dois álbuns anteriores. Acertou no alvo mais uma vez.  Na verdade todas as faixas são de altíssima qualidade, porém, mesmo assim eu destaco "Trojan Horse" , "Don't act surprised" e "Civilized Evil" pra quebrar tudo.








Faixa 2 - Trojan Horse:
http://www.youtube.com/watch?v=9UHGc1cWg1s









O título de 1992 foi um tanto quanto profético, eu diria. "On Target" caberia perfeitamente a qualquer um dos três álbuns, sem medo de errar.

Bangalore Choir está naquela galeria das ótimas bandas que (quase) ninguém conhece e que compõe prazerosamente meu cardápio musical. Desce redondo. Aumenta que isso aí é Rock n' Roll!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Membros:
David Reece  - Vocal 
Andy Susemihl - Guitarra
Curtis Mitchel - Guitarra
Danny Greenberg - Baixo
Rene Letters - Bateria



Nenhum comentário: