segunda-feira, 31 de agosto de 2009



Recebi no Twitter alguns links tendo como destino um lugar comum: O episódio da conhecida gafe cometida pela cantora Vanuza. Primeiro dei fartas gargalhadas com aquele mico titânico. Inevitável. Não me contive. Hoje em dia, bobeou, caiu no youtube e virou motivo de chacota. Pelo jeito esse célebre vídeo ainda vai vingar por longas eras nas pautas dos programas humorísticos.

Aliás, quem não se diverte assistindo a Sabrina Sato presenteando com um suquinho de maracujá o então aniversariante Fernando Collor? Achamos ou não uma piada pronta a flagrante boçalidade dos parlamentares quando perguntados por Danilo Gentili do CQC? Muitos - para exemplificar - não sabem sequer o que seria a Lei Maria da Penha. A matéria prima é farta e os redatores precisam trabalhar. Porém, "fartura" nessa colocação é preocupante...

Bem... Abstrações à parte, retomemos o assunto... Passada a euforia inicial, fiz a minha leitura crítica sobre o acontecido. Eu não seria hipócrita dizendo que sei de cor a letra, na íntegra, do nosso Hino Nacional Brasileiro, mas seria suficientemente esperto e preparado para não cair nas graças mundiais da rede. Ao menos teria ali, bem pertinho de mim, uma dália com letras garrafais a me lembrar quais palavras deveria dizer. Acho que esse "lembrete" não seria reprovável nem mesmo pelos presentes no evento porque acredito que a maioria dos que estavam ali não passaria da primeira estrofe se fossem chamados a cantar de supetão.

Quem nunca mascou o seu chicletinho na hora de cantá-lo que atire a primeira goma. Sempre damos aquela enrolada cretina depois de "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas" (...) É claro que não estou aqui para crucificar ninguém e tão pouco dizer que faria maravilhosamente. Não sou santo e menos ainda perfeito. Mas tudo tem seu ápice. Alto lá cara pálida! Liberdade sem libertinagem.

Minha leitura crítica vai para a postura da cantora, visivelmente bêbada (se não, estaria o quê?) e desafinada (isso eu relevo: tem gente bem pior por aí e ninguém reclama!). Podem dizer que sou caxias ou sei lá mais o que quiserem, mas no meu íntimo achei uma falta de respeito. A ocasião pedia o mínimo de sensibilidade por ser o nosso hino, o hino de um povo que se reconhece como tal, como brasileiros que são, independente de classes sociais, religiões, opções sexuais e cor de pele. Isso é o mais bonito. Talvez apenas duas coisas unam brasileiros de forma honesta: O voto popular e o nosso Hino Nacional. Poderia incluir o futebol? Até sim, mas me refiro a contextos realmente importantes.

Sobre o vídeo, posso me estender para além do universo "Vanuzeano" e usá-lo como gancho para lembrar que falta a nós brasileiros o orgulho de pertencermos a esta terra maravilhosa, de fazermos parte de "um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza". Não a um "Brazil" de Carmem Miranda cheia de bananas na cabeça, mas a uma terra plena de fartura e capaz de deixar qualquer país dito de "primeiro mundo" no chinelo. Digo isso aqui por acreditar que o Hino Nacional é o nosso primeiro ponto de noção como cidadãos. Poderíamos projetar aquela típica brasilidade tão comum em tempos de copa do mundo para o resto de nossas vidas não é?

5 comentários:

feltian disse...

Aê, Ruizito, adorei.Tb assisti o vídeo e fiquei rindo sozinha aqui. Veja ao cúmulo que chegamos. Por quê ninguém tirou ela de lá no primeiro minuto? Se bem que a coisa ficou bem pior depois dos 2:45. Vou passar sempre aqui agora pra ler as tuas news. Beijocas e a gente se vê em Novembro!!!

Pauline Machado disse...

Pois é meu queridooo, ainda não assisti ao vídeo (por incrível que pareça), mas já soube e logo vou ver.
Mas independentemente de ter assistido ou não, já de cara concordo: pq a deixaram cantar/ pq a deixaram antes mesmo de começar a cantar, chegar perto do microfone se estava daquele jeito?

Enfim, as pessoas cada vez mais estão mostrando sua cara: gostam de rir da vida alheia...rsrs

Beijosss

**adorei perceber que o texto foi mais curto dessa vez! rsrsrsrsrrrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrrsrs

Unknown disse...

Pois é, eu tbm vi o vídeo e tenho que admitir que ri a bessa!
Afinal, felizmente (ou não) eu sei cantar o hino nacional todo...cortesia de ex alunos do memorável colégio Pedro II. Então até pensei que a Vanuza podia ter umas aulinhas com o pessoal de lá...rs
Mas depois fiquei com pena dela...afinal, talvez, ela não tivesse noção do paoel que fez, reflexo apenas de como o nosso povo é.Sem vontade de saber a letra do próprio hino. Mas aposto que todos sabem cantar a música dos seus times...e como vc disse, duvido que algum dos que estivessem lá saberiam cantar se fossem chamados...
É preciso mostar muito mais amor por essa terra, como vc bem disse, que vai muito além do belo futebol que joga...

Beijos Bia.

. disse...

Oiê!
Nossa eu amei seus elogios no tópico "Dê uma nota para blog acima", quem não gosta de elogios né? rs =D
Obrigada, faço o possível e o impossível para manter o blog organizado.
Qt ao seu post.
Eu achei que ela estivesse bêbada tbm, ela falava muito mole, ou estava dopada. hahaha
Uma vergonha ver uma cantora errando a letra do hino nacional.
Enfim...
Foi lamentável.
Parabéns pelo blog.
Sucesso!
BjOs ^.^

Unknown disse...

Pqp!! Ri muito qdo vi isso!
É só o que posso dizer... mas realmente é foda! Bom, isso é Brasil. Oba Oba... uma zona mesmo.