quarta-feira, 9 de março de 2016

Pride, um grande filme!



Gente... Há tempos não via um filme que me emocionava e o de hoje quebrou o jejum...
#Pride, um filme inglês de 2014, conta a história de um grupo de amigos homossexuais que, em plena parada gay de 1984, resolve arrecadar fundos em solidariedade ao sindicato dos mineiros galeses que passam por dificuldades após quase um ano de greve. A graça da coisa toda é o tal sindicato ser extremamente rude e preconceituoso (como quase toda a sociedade à época). Este argumento me motivou a assisti-lo. 




É uma comédia leve tratando com muita sensibilidade de assuntos delicados: Autoaceitação, a ascensão do HIV, tolerância, crise econômica, preconceito e sobretudo fé numa sociedade mais evoluída, num tom bastante positivo, evocando ao longo de todo o enredo a possibilidade de sermos pessoas melhores. Roteiro belíssimo, consistente do começo ao fim, sem perder a mão em nenhum momento.



O mais bacana (e eu apenas soube ao final do filme) é que foi baseado numa história real: Em junho de 1985 a parada gay foi liderada pelos mineiros de Gales num espetáculo de solidariedade pelo apoio que receberam do "GLAM" (Gays e Lésbicas Apoiam os Mineiros). Um ano após a greve terminar uma moção foi apresentada na conferência do Partido Trabalhista para incluir os direitos dos gays e lésbicas no manifesto do Partido. E foi aprovada graças ao apoio do Sindicato Nacional dos Mineiros.

Pride já é desde agora um dos meus filmes preferidos. O cinema decepciona muitas vezes mas quando emociona é algo realmente encantador.
Assistam! Recomendo demais, é lindo! Emocionante! Assistirei novamente logo logo!!!!! 
Emoticon heart

Nenhum comentário: