domingo, 2 de maio de 2010

SANTINHOS... VERSÃO 2010...



Desilusão: Ato ou efeito de desiludir(se), decepção.



Verbete que convém  a muitos dos setores em nosso país mas... não tanto quanto ao educacional. Baixos ordenados, reações não muito diplomáticas por parte dos governos e desvalorização dos profissionais. Trocando em miúdos : Perfil vergonhoso para um país que se diz “em desenvolvimento”.



Como é sabido por todos, este é um ano de eleições, e as patotas da nossa elite já se aglomeram, traçando suas estratégias: contratam marketeiros, bancam os bons moços e medem cada palavra proferida com vistas à cobiçada cadeira presidencial.



Até aí não há nada de anormal, uma vez que este é o trâmite corriqueiro do processo. O que pontua o dilema é o patamar de descrença no qual chegamos. Ainda é possível – no dizer popular – “pôr a mão no fogo” em sinal de confiança com relação a alguns dos que se apresentam? Costumo dizer que o exercício do voto, infortunadamente, não se resume em opção: resume-se na falta dela. Não enxergo nos concorrentes uma única coisa que os faria vencer as eleições de uma tacada só: Espontaneidade.



Cada um segue à risca sua dália escrita pelas organizações partidárias e a hipocrisia desfila camuflada sob a pele do cordeiro. A cada dia pipoca nos notíciarios um deslize. Diante disso me pergunto em quem deveria crer. Resposta nada fácil. A verdade está rareando em prol do jogo político. Duro é constatar que tais caminhos nunca diferiram desta vertente. As novas formas de mídia proporcionam concomitantemente dois sentimentos: Primeiro: o despertar da consciência crítica em virtude da relativa facilidade em adquirir informações. Segundo: a desesperança causada pela democratização destas mesmíssimas informações.



A incerteza é potencializada quando nos atemos à educação. E por qual razão? A mais óbvia que se possa imaginar. Em primeiro lugar, sou professor, logo, testemunha ocular da banalização e das graves consequências que ela traz aos cidadãos que crescem nesta treva que se tornou a seara educacional brasileira. E outra: Minha concepção faz coro com 99,9% dos que lerem este texto: o que muda de fato uma nação é a educação oferecida ao seu povo. São paliativos quaisquer outros olhares que não enfoquem a formação educacional.



Bastaria exemplificar com a revolução educacional sul-coreana que, em cerca de 30 anos, aumentou em 12 vezes o número de alunos nas escolas, lançando mão de padrões qualitativos. Atualmente, cerca de 163 mil estudantes estão cursando Mestrado/Doutorado nos EUA e Europa. Uma comparação que seria esdrúxula caso resolvessemos equiparar o Brasil. A Coréia do Sul, tão pequena geograficamente, exporta (ao menos o foi em 2004, por exemplo) o triplo do que nós vendemos para for a. É apenas um dos exemplos do que a educação bem embasada pode proporcionar.

 
2010 está mais para 2012... É o fim do mundo! De um lado, José Serra quebrando o pau com os professores de seu Estado e sendo repudiado pela Confederação, oferecendo um ordenado que é a metade do que se paga no Estado de Roraima, por exemplo. De outro, nossa querida Dilma Roussef prometendo mundos e fundos para a categoria (nada além do que já foi prometido desde o século XIII e até agora...). Ah, ia me esquecendo: foi noticiado na Band News FM esta semana: PT e PMDB estavam protelando a aprovação do projeto conhecido por “Ficha limpa” que visa a impedir que candidatos envolvidos em processos por corrupção disputem as eleições.


 
O que seria uma suposta esperança acabou de ir privada abaixo: Marina Silva, com seu histórico militante parecia-me uma boa alternativa em meio à tanta pasmaceira. Mas algo me fez recuar: Sua pretensão em adotar o criacionismo na rede pública. Num país miscigenado, com tanta multiplicidade de religiões, tal ideia não vai além de uma piada sem graça. Fato que lamento muito pois a candidata encaixava-se perfeitamente naquela história de "se não gosto do Serra e nem da Dilma, voto na Marina".



Amigos, o voto nas próximas eleições parece brincadeira de cabra-cega. Que Deus nos ajude.


Do jeito que a coisa anda, só ele.

3 comentários:

Pauline Machado disse...

Amigooo, duas felicidades hoje: voltei ao blog e pelo visto, vc também! :0)

Saudades de vc!

Te aguardo lá no meu, no nosso cantinho, já que vc se identifica sempre!

Perceberá algumas mudanças!

Beijosss, Lin.

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
RUI LEMES


ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

José
ramón...

Jonas Filho disse...

Rui,
Visitei teu blog e gostei. Farei novas visitas.
Paz e um abraço.
Jonas Filho