segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

LANÇANDO A CAMPANHA: DESLIGUE A GLOBO E LEIA UM LIVRO.


SHINJU
AUTORA: LAURA JOH ROWLAND
ANO DE PUBLICAÇÃO: 1994, EUA.
LANÇADO NO BRASIL PELA EDITORA BEST SELLER.
ESTE LIVRO É SIMPLESMENTE ALUCINANTE... VALE A PENA ESCREVER ALGO SOBRE ELE... LEIA E COMENTE OK?
Observação: *SHINJU - suicídio duplo, combinado entre casais, *XOGUM - imperador, * DAIMYOS - poderosos senhores feudais subordinados ao Xogum, * EDO - cidade que deu origem a Tókio, *YOSHIWARA - bairro de prostituição da cidade de Edo, * YORIKI - investigador de polícia, * SETSUBUN - festa de ano novo.


SHINJU... TRAIÇÃO E MISTÉRIO NO JAPÃO DOS XOGUNS...

NADA MAIS NA VIDA DE SANO ICHIRO, YORIKI DO DISTRITO POLICIAL DE EDO, PASSARIA DESPREOCUPADAMENTE APÓS O INÍCIO DAS INVESTIGAÇÕES ACERCA DO SUSPEITO SHINJU. O CRIME, AOS OLHOS DO INVESTIGADOR NÃO ERA ALGO TÃO RESOLUTO QUANTO SUPUNHA SER SEU SUPERIOR IMEDIATO, O MAGISTRADO OGYU.

SANO, AO SE QUESTIONAR A RESPEITO DAS POSSIBILIDADES QUE DIVERGEM DA VERSÃO OFICIALIZADA PELAS AUTORIDADES, ENVOLVE-SE NO CASO, EM CARÁTER NÃO OFICIAL ATRAVÉS DE UMA AVERIGUAÇÃO POR SUA PRÓPRIA CONTA. DECIDIRA-SE POR SEGUIR ADIANTE. AS NEGATIVAS DE SEU SUPERIOR EM REABRIR O CASO DANDO-O COMO RESOLVIDO, TRAZ UMA CENTELHA DE DÚVIDA À MENTE DO INICIANTE YORIKI. SEU SENSO DE JUSTIÇA, SUA INCLINAÇÃO AO DEVER CUMPRIDO E SOBRETUDO, SUA INICIAÇÃO E CRIAÇÃO NAS REGRAS DOS CÓDIGOS DOS SAMURAIS GUIAM-NO ATRAVÉS DO CAMINHO TORTUOSO DAQUELES QUE ANSEIAM PELA PREVALÊNCIA DA JUSTIÇA NUM MUNDO CORROMPIDO.




SHINJU? O SUPOSTO SUICÍDIO EM DUPLA, POR AMOR, COMBINADO ENTRE UM CASAL EM NOME DO QUE SENTIAM UM PELO OUTRO... NIU YUKIKO... UMA JOVEM PROVINDA DE UMA PODEROSA FAMÍLIA DE DAIMYOS... E NORYIOSHI... UM HOMEM RUDE, DE VIDA SIMPLES... INFERIOR NA ESCALA SOCIAL.




PELOS INÚMEROS INTERROGATÓRIOS REALIZADOS, SANO ICHIRO CONCLUÍRA QUE HAVIA POUCA OU MESMO NENHUMA LIGAÇÃO ENTRE OS DOIS... PERGUNTAS, TEORIAS E RESPOSTAS PRECIPITADAS RESULTANTES DE SUAS CONJETURAS FAZEM SUA MENTE RODOPIAR. O YORIKI, À MEDIDA EM QUE AVANÇA, SE DÁ CONTA DO VESPEIRO, O QUAL PROVOCA PERIGOSAMENTE.




A CONSTANTE ARGUMENTAÇÃO SEM FUNDAMENTO DE SEU SUPERIOR EM REABRIR AS INVESTIGAÇÕES, O DESINTERESSE DOS NIU EM APROFUNDAR OS FATOS, A DISSECAÇÃO DO CADÁVER DE NORYIOSHI QUE PROVAVA A MORTE NÃO POR SUICÍDIO, MAS POR ASSASSINATO, JUNTAMENTE COM AS CONTUNDENTES OPINIÕES DOS INTERROGADOS AFIRMANDO AS PRÁTICAS DE CHANTAGEM UTILIZADAS PELO MORTO... NÃO. NO ÍNTIMO DE SANO TUDO ISSO BATIA FUNDO DEMAIS. SUA BUSCA PELO ASSASSINO TORNAVA-SE IMPERIOSA. FOSSE QUEM FOSSE, SERIA LEVADO À CORTE SUPREMA.




NA GRANDE AVENTURA EM QUE BUSCA A ELUCIDAÇÃO DO CASO, O YORIKI IRÁ SE DEPARAR COM PODEROSOS SENHORES, PROSTITUTAS, ATORES, COMERCIANTES E ATÉ COM O PRÓPRIO XOGUM EM PLENO SETSUBUN, NA LIBERTINA YOSHIWARA.
EM SUA CAMINHADA, DESEJOS PESSOAIS E OBRIGAÇÕES COM A ÉTICA SÃO UM EMBATE NAS SUAS CONVICÇÕES: "ATÉ ONDE PROSSEGUIR?", "O QUE CONSEGUIREI COM TUDO ISSO?" ... SOB O RISCO DE SER DEMITIDO DO CARGO QUE TANTO ORGULHARA SEU PAI...




COM O DECORRER DAS APURAÇÕES O ESPÍRITO DE SANO SENTE ALGUMAS PONTADAS DE INCERTEZA... A ANESTESIA PARA SUAS ANGÚSTIAS ESTÁ ANCORADA NA NECESSIDADE DE HONRAR PESSOAS AMADAS SILENCIADAS PELA ESPADA: CONTATOS DE SANO ICHIRO QUE PAGARAM COM A VIDA O FATO DE SEREM - INFELIZMENTE - TÃO BEM INFORMADAS. QUEM AS SILENCIARA? O MESMO ASSASSINO DE YUKIKO E NORYIOSHI. FURTIVAMENTE O ATACARIA TAMBEM, CASO NÃO AGISSE COM REDOBRADA CAUTELA.




CHEGANDO POR FIM AO QUE JULGARA SER A RESOLUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, SANO NOTAVA QUE ENCOSTARA NA PONTA DE UM PROJETO MAIS AUDACIOSO. UMA CONSPIRAÇÃO... A CONSPIRAÇÃO DOS VINTE E UM. ESTA PRETENDIA ASSASSINAR O XOGUM. MEMBROS DOS DIVERSOS DAIMYOS JÁ NÃO ACEITAVAM MAIS SE SUBJUGAR AO PODERIO DOS TOKUGAWA. A CONSEQUÊNCIA DO GOLPE: VIOLÊNCIA GENERALIZADA... MAIS CINCO SÉCULOS DE GUERRA CIVIL EM PLENO JAPÃO DO SÉCULO XVII.




COMO NUM PASSE DE MÁGICA, SANO ICHIRO TOMA CONSCIÊNCIA DE QUE SUA MISSÃO POSSUI UMA DIMENSÃO MUITO MAIOR DO QUE IMAGINARA ANTES. AQUELE SHINJU TROUXE A TONA ALGO MAIS. ALGO QUE, POR FORÇA DAS CIRCUNSTÂNCIAS, NÃO PODIA MAIS DE DESVENCILHAR DELE.



AO INVESTIGAR A FAMÍLIA NIU ADENTROU POR CAMINHOS OBSCUROS, CHEGANDO EM NIU MASAHITO, FILHO DO PODEROSO SENHOR DAIMYO E IDEALIZADOR DO LEVANTE QUE COMPROMETERIA A VIDA DO XOGUM, LEVANDO À REBOQUE A PAZ CONQUISTADA DEPOIS DE SÉCULOS DE GUERRA.




SANO ATRAVESSAVA O CAMINHO DE NIU MASAHITO. AGORA TEM DE LUTAR PARA SALVAR A VIDA DO IMPERADOR, ASSIM COMO A SUA...








3 comentários:

piscinao disse...

Campanha maravilhosa!! Nada como um bom livro para nos acrescentar alguma refelxão na vida!
Beijos
Beta

luciana disse...

aí amigo!!!! boa campanha!!!! precisamos de conteúdo!!!!! bjssss e é isso aí!!!!

Maya Felix disse...

Eu apoio essa campanha!!! :) Muito legal o seu blog, Rui, parabéns! Tentei seguir o blog, mas o Google disse que havia um erro.

Bjos,

Maya